quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Episódio 5


O carro em que Varre Tudo estava, acompanhado por Seu Mostarda e pelo prefeito de Bento Largo, Doutor Benedito, percorreu as ruas da cidade por cerca de cinco minutos até que o motorista estacionou em frente ao restaurante Bom Sabor. Assim que desembarcou, Varre Tudo sentiu o cheirinho de comida que escapava pela porta de entrada do restaurante e pensou: “hum...este vai ser um almoço especial”. Afinal, eram raríssimas as vezes em que tinha a oportunidade de almoçar em um dos restaurantes mais tradicionais da cidade em plena segunda-feira.
Logo que entraram, Varre Tudo, Seu Mostarda e os demais prefeitos foram conduzidos por um dos garçons até uma mesa. Todos se acomodaram e começaram a folhear os cardápios. Varre Tudo estava se sentindo um pouco desconfortável naquela situação, sem saber exatamente o que dizer e como se comportar. Em meio a enorme variedade de pratos sugerida no cardápio – “lasanha aos quatro queijos”, “spaguetti ao molho branco”, “risoto de aspargos” – Varre Tudo não tinha a mínima idéia do que escolher. Resolveu, então, aguardar a decisão de Seu Mostarda e dos prefeitos.
– Senhores, que tal pedirmos uma lasanha aos quatro queijos acompanhada de um filé com aspargos? – sugeriu Seu Mostarda.
Todos concordaram, inclusive Varre Tudo, que ficou contente com a escolha. Em seguida, fizeram o pedido ao garçom. Enquanto aguardavam o preparo da comida, os prefeitos conversavam sobre o inovador sistema de coleta de lixo recém-implantado na cidade. Seu Mostarda falava das vantagens e dos desafios que essa novidade trazia para Nova Rita Santa. Varre Tudo, entretanto, estava pensando longe. Muitas coisas inusitadas já haviam lhe acontecido apenas na parte da manhã. Primeiro, o recebimento daquele documento que poderia mudar a sua vida. Depois, a “visão” do enforcado no parque e, logo em seguida, o comportamento esquisito do Capitão do Mato enquanto conduzia a Kombi. Varre Tudo podia sentir que algo muito estranho estava acontecendo. Absorto em seus pensamentos, ele foi interrompido por Seu Mostarda.
– Altayr, eu estava contando ao Doutor Benedito e ao Senhor Soares que a nossa cidade é pioneira no país na implantação de uma coleta de lixo automatizada. O sistema que adotamos é o mesmo utilizado em outras cidades da América Latina, como Montevidéu e Santiago. O que você acha sobre essa inovação? – perguntou Seu Mostarda, ansioso pelo posicionamento de Varre Tudo.
– Bom, acredito que a implantação dos contêineres nas regiões centrais da cidade seja uma forma de modernizar a coleta de lixo. Além disso, a existência de um contêiner para os resíduos orgânicos e de outro para os seletivos pode servir de incentivo para que a população separe cada vez mais o lixo. – disse Varre Tudo, demonstrando domínio do assunto.
– Que maravilha! – exclamou o prefeito Soares. – Esse é realmente um grande passo em benefício da cidade. Mas, e quanto aos coletores que antes trabalhavam com a coleta do lixo nessas áreas onde foram colocados os contêineres? Eles serão dispensados? – indagou o prefeito.
­– Não, isso não vai acontecer. – respondeu Seu Mostarda. – A COVAT não pretende demitir nenhum de seus funcionários. É verdade que a coleta do lixo orgânico nas regiões centrais não precisará mais do auxílio dos coletores, visto que agora é automatizada, mas esses trabalhadores não ficarão sem emprego. Eles serão encaminhados a outras áreas onde a coleta ainda é manual, ou passarão a exercer outras funções dentro da empresa, como a varrição das ruas e dos parques.
– Ótimo! – disse o prefeito Soares. – Está aí uma iniciativa a ser copiada. Vamos estudar a implantação desses contêineres na nossa cidade também.
Após alguns minutos de conversa, o pedido chegou à mesa. Tanto a lasanha quanto o filé estavam deliciosos e, entre uma garfada e outra, Varre Tudo respondia às perguntas e indagações dos prefeitos visitantes sobre seu trabalho e sua fama na cidade. Assim que terminaram de almoçar, deixaram o restaurante e seguiram em direção à principal associação de reciclagem da cidade, a fim de conhecerem o trabalho dos recicladores. Varre Tudo estava contente em acompanhar Seu Mostarda e os prefeitos até a associação, pois lá encontraria com sua amiga, Jaciara, uma das colaboradoras.

Nenhum comentário: